
O veterinário clínico desempenha um papel fundamental na medicina veterinária, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças que podem afetar os animais.
Entretanto, após concluir a formação tradicional para se tornar um veterinário clínico, muitos profissionais vão em busca de se capacitar e se especializar em determinados segmentos de interesse, desejando adquirir novos conhecimentos e certificações.
Por essa razão, neste post, vamos abordar as diversas áreas de atuação desse especialista, além de apresentar os cursos mais importantes que os veterinários clínicos devem considerar como uma forma de se destacar em sua profissão. Acompanhe a leitura!
O veterinário clínico é o profissional mais tradicional na medicina veterinária. É responsável por trabalhar com animais de pequeno e médio porte, ou seja, se você tem um pet, certamente, já fez uma visita a este especialista.
Logo, suas funções diárias podem variar de acordo com o paciente. Assim, o veterinário clínico pode tratar feridas, diagnosticar doenças, realizar intervenções cirúrgicas, administrar vacinas, prescrever medicamentos, entre outras tarefas.
Aliás, alguns animais tratados por este especialista são: cachorros, gatos, pássaros, cavalos, coelhos, hamster, tartarugas, cobras e muitos outros.
Os veterinários podem ser profissionais autônomos ou contratados por clínicas e hospitais veterinários, agências governamentais, instituições educacionais, grupos de manejo da vida selvagem, zoológicos, fazendas, empresas agrícolas ou farmacêuticas.
Dessa forma, a seguir conheça as áreas mais comuns de atuação desse especialista:
Para quem deseja contribuir para os avanços na medicina veterinária, dedicar-se à pesquisa e desenvolvimento é uma ótima opção. Neste caso, o profissional participa de estudos para prevenir e tratar doenças em animais, desenvolver medicamentos, tratamentos e procedimentos cirúrgicos.
Inclusive, a UFAPE Intercursos oferece diversos grupos de estudos para que seus alunos façam parte de uma comunidade que promova a atualização de assuntos pertinentes, de uma forma inovadora, em um ambiente informal e livre para perguntas e discussões.
Afinal, a experiência prática é uma grande inovação, diferencial que a Ufape sempre priorizou em seus curso de veterinária.
O foco principal dessa área é realizar a inspeção de animais de rebanho e produtos alimentícios de origem animal. Isso envolve a vacinação, avaliação da saúde, inspeção de abatedouros e locais de processamento dos alimentos, isto é, sua função é zelar pela segurança alimentar.
Os veterinários nutricionistas são responsáveis por desenvolver dietas para diversos tipos de animais, desde pássaros, peixes e até mamíferos.
Esses profissionais precisam ter uma sólida formação científica, pois sua função exige o conhecimento de uma variedade de disciplinas complementares.
O veterinário que optar por seguir carreira em saúde pública deve entender que seu papel principal é desenvolver atividades relacionadas à epidemiologia, bem como atuar contra as zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis de animais para seres humanos).
A área de produção animal é voltada ao cuidado de animais de fazenda, criados para serem fontes de alimento, como os rebanhos bovinos, porcos, galinhas e ovelhas. Sua responsabilidade se resume em vigiar para que os procedimentos se enquadrem às regras e normas de agências reguladoras.
Essa modalidade atua diretamente com animais que participam de competições. Portanto, ele é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de lesões, além de outros problemas.
Por conta desta característica, o veterinário esportivo trabalha em conjunto com outros especialistas em animais, como cirurgião ortopedista, fisioterapeuta e neurologista.
O piso salarial no Brasil determinado por lei para o veterinário clínico é de seis vezes o salário-mínimo em vigor, multiplicado pelo número de horas trabalhadas no dia.
Dessa maneira, quanto maior for a carga horária de trabalho, maior será o valor recebido, proporcionalmente. Contudo, essa quantia pode variar para mais ou menos por diversos motivos.
A propósito, cada região do país tem uma média salarial diferente, por exemplo. Além disso, o tempo de experiência do profissional também pode influenciar na quantia final.
Portanto, é necessário ressaltar que quanto mais você se especializa, mais chances tem de alcançar um ótimo salário. Afinal, o mercado valoriza profissionais que investem em seu desenvolvimento, uma vez que um currículo completo atrai ganhos mais interessantes.
A verdade é que esses rendimentos vão depender do porte da sua clínica e da forma como você trabalha, ou seja, esse ganho mensal está atrelado ao desempenho do negócio.
Deste modo, é primordial fazer um investimento inicial consciente e montar uma clínica com equipamentos de qualidade e infraestrutura exemplar, além de contar com uma equipe especializada para prestar atendimento.
A INTERCURSOS é a melhor opção para você que está em busca de alternativas de se manter atualizado em relação às constantes transformações teóricas, práticas e tecnológicas.
O Instituto Translacional de Educação e Reciclagem (INTERCURSOS), foi criado para motivar e colaborar para o aprimoramento do profissional, por meio da imersão do conhecimento crítico e reflexivo na área da medicina veterinária.
Para obter essa excelência, o instituto promove cursos de aprimoramento, workshop, simpósios e pós-graduação em veterinária. O ensino é elaborado para que o aluno desenvolva um novo raciocínio ao interagir com os conhecimentos teóricos e práticos.
A UFAPE INTERCURSOS trabalha com uma medicina translacional, que visa estabelecer a conexão entre a criação e a aplicação do conhecimento, integrando pesquisadores das áreas básica e clínica para uma melhor assistência à população.
Nossas aulas teóricas serão online com os maiores nomes da medicina veterinária do mundo e ficam gravadas. Assim, você pode estudar no seu tempo. Além disso, disponibilizamos artigos e publicações relevantes relacionadas a sua área de estudo.
Aqui, você encontra cursos de emergência veterinária, enfermagem, animais silvestres, auxiliar de veterinária e muitos outros temas.
Se interessou e quer entender um pouco mais sobre nossas qualificações?
Entre em contato conosco e fique ainda mais perto de se tornar um veterinário clínico especializado!